Num encontro estratégico sediado na Etec Antonio Devisate, diretores, coordenadores de curso da Etec, da Fatec e o representante do Sebrae deram início a um ambicioso projeto de empreendedorismo voltado para os alunos dessas instituições. […]
Num encontro estratégico sediado na Etec Antonio Devisate, diretores, coordenadores de curso da Etec, da Fatec e o representante do Sebrae deram início a um ambicioso projeto de empreendedorismo voltado para os alunos dessas instituições.
José Madeira Netto, analista de negócios do Sebrae, apresentou aos educadores o inovador programa de formação empreendedora do Sebrae, especialmente direcionado a estudantes do Ensino Médio, Técnico e Graduação. Segundo Netto, este projeto destaca-se como uma iniciativa pioneira na região de Marília, ao contemplar a participação de alunos de diferentes níveis educacionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras já no Ensino Médio.
O Professor Marcel Santos Silva, coordenador do curso de Desenvolvimento de Software, destacou a importância da parceria com a Etec, ressaltando que tal colaboração fortalece a missão educacional promovida pelo Centro Paula Souza, uma vez que há uma notável sinergia entre as duas instituições no que diz respeito à formação tecnológica. “Ao buscarmos o Sebrae para firmar essa parceria, desde o princípio mantivemos o foco na inserção da Etec como nossa aliada, pois compartilhamos objetivos comuns e muitos de nossos docentes atuam em ambas as instituições, facilitando assim a troca de experiências, o que enriquece sobremaneira a formação de nossos alunos”, destacou Marcel Santos.
A Professora Vânia Gutierrez, coordenadora do curso de Gestão Comercial, também enfatizou a importância do estabelecimento de parcerias nessa modalidade, evidenciando como os graduandos podem contribuir para o desenvolvimento dos projetos dos alunos do Ensino Médio e Técnico.
De acordo com Gofredo, diretor da Etec, atuamos em muitas atividades em parceria e este é mais um trabalho que trará aos nossos alunos uma experiência diferenciada e totalmente inovadora. Estamos em constante busca por novos horizontes, ampliando a visão dos discentes no ambiente empreendedor e de inovação.
Para a Diretora da Fatec, Profa. Cláudia Nicolau, essa sinergia entre a Fatec e Etec só traz benefícios para os alunos de Marília e região, possibilitando a continuidade do aprendizado nos diferentes níveis de formação, além de proporcionar as mais diversas opções para o desenvolvimento da sua carreira profissional. “Temos, atualmente, na Fatec Marília a opção de quatro cursos de graduação para atuação nos mais diversos ramos do mercado, permitindo aos jovens e adultos a escolha daquela que mais lhe convier, além da flexibilidade de estudo no período da manhã ou da noite, tendo em vista que possuímos em Marília diversas indústrias que trabalham com escala de horário nos três turnos”, enfatizou Claúdia.
O cerne do projeto reside no desenvolvimento de projetos pelos alunos das duas instituições, que serão apresentados a uma banca avaliadora. Esta banca selecionará as melhores ideias, que serão acompanhadas ao longo de quatro meses por profissionais que fornecerão mentorias às equipes durante a implementação dos projetos. Tais mentores são especialistas disponibilizados pela ABSTARTUPS, a Associação Brasileira de Startups.
Essa iniciativa não apenas fomenta a cultura empreendedora entre os estudantes, mas também fortalece os laços entre as instituições de ensino e o setor empresarial, promovendo uma integração efetiva entre teoria e prática, essencial para a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado.