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Natal Solidário Fatec Marília

No segundo semestre do ano de 2022, o professor Eduardo Ignácio, responsável por ministrar a disciplina Liderança e Motivação, propôs ao 4º termo do curso de Gestão Comercial da Fatec Marília, a participação em uma […]

29 de março de 2023 10:18 am Destaque, Notícias

No segundo semestre do ano de 2022, o professor Eduardo Ignácio, responsável por ministrar a disciplina Liderança e Motivação, propôs ao 4º termo do curso de Gestão Comercial da Fatec Marília, a participação em uma ação social para estimular a motivação dos estudantes dos diversos cursos oferecidos pela faculdade. A proposta foi apresentada com tema e estrutura do projeto totalmente de forma livre e, por esta razão, foi definido a arrecadação de alimentos como doação para instituições da cidade de Marília. Neste princípio, surgiu o projeto Natal Solidário Fatec Marília.

Foram necessários aproximadamente dois meses para a construção, planejamento e execução da campanha Natal Solidário, de modo que houve a participação de todos os alunos do atual 5º termo de Gestão Comercial em todas as etapas do projeto.

A princípio, a turma definiu a quantidade de instituições para ajudar, que foi até duas da cidade de Marília, sendo possível aumentar esse número de acordo com a quantidade de alimentos arrecadados. Diante disso, foi realizado o contato com algumas instituições da cidade por telefone e com base nas regras de cada uma para a arrecadação de alimentos e a grande necessidade, foram definidos os seguintes locais: Lar São Vicente de Paula e CACAM.

A data de divulgação do projeto foi definida para o dia 04 de novembro de 2022. Este processo ocorreu de forma presencial em que foi possível os alunos, juntamente com o professor Eduardo, se dividirem em duplas, ir até às salas dos alunos participantes e transmitir todas as informações pertinentes à campanha.

Os termos participantes foram:

Curso de Tecnologia em Alimentos:

1º,2º,4º,5º e 6º termo diurno e noturno.

Curso de Gestão Comercial:

1º, 2º, 3º,5º,6º termo noturno.

A arrecadação ocorreu estrategicamente nos dias 16 e 17 do mês de novembro das 20h40 às 21h40. A dupla que divulgou a campanha nas turmas retornou e juntamente com o termo doador realizou a conferência dos volumes por meio da soma dos pesos e assim, realizou a coleta. O representante de cada turma recebeu uma folha controle em que foi possível anotar as doações e participação de cada aluno, escrevendo o nome do aluno e o volume doado em quilos. Os produtos doados foram estocados na sala da Coordenação, dentro da faculdade.

As doações líquidas, como, por exemplo, óleo ou leite, foram convertidas de acordo com a unidade de medida quilogramas (1LITRO= 1QUILOGRAMA). Ademais, foi disponibilizado um ofício para arrecadações externas para solicitar apoio de mercados, padarias e empresas em geral.

Os alimentos solicitados foram os não perecíveis, lacrados e dentro do prazo de validade. Por fim, uma das instituições nos relatou ter uma demanda muito alta dos produtos: aveia e maisena. Devido a isso, esses itens valeram o quilograma dobrado (500g=1kg).

Mediante o exposto, a proposta inicial do projeto foi motivar os alunos da faculdade a contribuírem com o máximo de alimentos possível e assim, promover a solidariedade e o sentimento de pertencimento. Deste modo, algumas estratégias interdisciplinares das áreas estudadas no semestre foram colocadas em prática. As principais áreas desenvolvidas foram: Liderança e Motivação, visto que a Liderança foi utilizada como habilidade para motivar e inspirar os indivíduos, e a Motivação, para despertar razões para o engajamento e contribuição de todos os envolvidos.

Foram utilizadas estratégias como: o estabelecimento de metas realistas, a comunicação clara e eficaz do objetivo da campanha, o exemplo da motivação e interesse transmitido pela turma organizadora; Comunicação Interna e Endomarketing, pois é uma ferramenta que pode ser utilizada como estratégia para promover a comunicação e o sentimento de pertencimento nos indivíduos participantes, por meio dos tópicos trabalhados na disciplina aplicados na campanha.

Obtivemos engajamento de todos os participantes de forma que eles “vestiram a camisa” da ação e como resultado, tivemos um marketing estruturado para a instituição de ensino proporcionado pela satisfação e participação do seu público interno. Técnicas de Negociação, algumas técnicas aprendidas nesta disciplina foram utilizadas para estabelecer o contato  com as empresas parceiras que realizaram doações, com as instituições que receberam os produtos arrecadados e também para realizar todo o planejamento da campanha, pois foi necessário compreender e analisar o público alvo.

Após dois dias de coleta, os alunos, juntamente com o Professor Eduardo Ignácio, iniciaram a contagem por peso de todos os alimentos dados. Foram separados por categoria, contabilizados separadamente e após isso, cada volume foi unido e somado, de forma a obter o total doado. A Gincana teve como objetivo estimular a competição saudável e em prol de um bem maior, e teria como resultado encontrar a ‘’Sala mais Solidaria da Fatec’’ aquela que traria o maior volume em doações, e ao final da contabilização foi possível revelar qual seria ela.

A turma campeã foi a sala do 1º termo noturno de Gestão Comercial com um total de 202,310 kg doados, e ainda merece destaque a vice-campeã: a sala do 2º termo noturno de Gestão Comercial com um total de 177,495 kg doados. Apesar de não ter participado da competição e sendo a sala organizadora deste evento, o 4º termo noturno de Gestão Comercial acumulou a incrível marca de 438,413 kg doados.

Em síntese, os resultados obtidos com a campanha Natal Solidário Fatec Marília foram plenamente satisfatórios, pois foi possível colocar em prática todo conhecimento adquirido durante o semestre de forma interdisciplinar e, além disso, beneficiar instituições da cidade. O objetivo de alcançar 720 kg (40 kg por turma) nesta campanha foi superado e a quantidade total de alimentos arrecadada foi uma tonelada (1.000 kg).

A contabilização e separação dos produtos foram realizadas pela turma organizadora, no ultimo dia de arrecadação, ou seja, no dia 17 de novembro no período noturno. Devido a isso, foi considerado que a campanha tomou uma proporção maior do que o esperado, e, portanto, foi possível ajudar mais de duas instituições.

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