Com o apoio da diretora da Fatec Marília Dra. Cláudia Cristina Teixeira Nicolau e a coordenadora do curso de Tecnologia de Alimentos MSc. Adriana Maria Ragassi Fiorini, desde 2019 os docentes MSc. Leandro Repetti e […]
Com o apoio da diretora da Fatec Marília Dra. Cláudia Cristina Teixeira Nicolau e a coordenadora do curso de Tecnologia de Alimentos MSc. Adriana Maria Ragassi Fiorini, desde 2019 os docentes MSc. Leandro Repetti e Dra. Elke Shigematsu coordenam e ministram aulas de Boas Práticas de Manipulação aos feirantes do Município de Marilia.
Será que foi um presságio? Ao certo não sabemos, mas o Projeto Boa Feira teve início um semestre antes da pandemia da Covid-19, que infelizmente levou muitas pessoas ao óbito e outras a diversas sequelas.
Infelizmente, um período que jamais será esquecido e que envolveu medidas de higiene importantíssimas para prevenir o contágio deste vírus, como a frequência e correta lavagem das mãos, utilização do álcool em gel e uso de máscaras. Estas e outras medidas higiênico-sanitárias foram ensinadas aos feirantes, antes da pandemia, e quando iniciou o caos, os feirantes que participaram do curso de capacitação já tinham seu recipiente de álcool em gel e faziam a assepsia das mãos frequentemente.
As aulas do Projeto Boa Feira acontecem até hoje, gratuitamente, nas dependências da Fatec Marília, às segundas-feiras, no período vespertino, com duração no máximo de 1h e 30min. Os docentes MSc. Leandro Repetti e Dra. Elke Shigematsu ministram aulas teóricas e práticas, que no módulo básico, apresentam duração de um semestre e são abordadas: noções básicas de higiene pessoal, apresentação dos perigos biológicos, químicos e físicos, as doenças transmitidas por alimentos (DTA), além de aulas ministradas por outros docentes da instituição e convidados, todos com foco na Segurança dos Alimentos para a saúde do consumidor.
Ao final do módulo básico, o feirante recebe um Selo de Qualidade e Segurança dos Alimentos que será fixado em sua banca na feira, demonstrando que ele atende aos requisitos mínimos da inspeção sanitária do Município, recebendo visitas in loco aleatórias pelos docentes da Fatec Marília e funcionários do Serviço de Inspeção Sanitária responsáveis pelo projeto (Módulo Avançado).
Quando o feirante se capacita, aprendendo sobre as Boas Práticas de Manipulação, compreende a importância de vender um produto que não causará riscos à saúde ou integridade do consumidor, ganhando credibilidade e aumentando suas vendas.